sexta-feira, 13 de setembro de 2013


Síntese: O LÚDICO NA SALA DE AULA

O texto trás como enfoque principal o lúdico na sala de aula, os benefícios e dificuldades existentes ao propor tal metodologia. O jogo e a brincadeira aparecem como formas de se trabalhar o lúdico.
Devemos levar em conta o brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança.
Por meio dos jogos e das brincadeiras a criança explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua auto-estima, porém, o professor deve ter cuidado de como são colocados os jogos em seus fins pedagógicos, para que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora.
O professor precisa ter o conhecimento que não é só dar qualquer jogo por ser educativo ou propor uma brincadeira, ele precisa mediar este processo e mesmo que não participe efetivamente, deve estar muito atento ao que acontece para saber aonde intervir.O lúdico não pode  ser visto meramente como um passatempo.
Brincando a criança não apenas enriquece o desenvolvimento social durante as brincadeiras, mas também o pensar, o levantar hipóteses, solucionar problemas além de construir conhecimento e enriquecer o desenvolvimento intelectual.



Mirian das Graças Brustolon Pereira

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