Síntese:
O LÚDICO NA SALA DE AULA
O
texto trás como enfoque principal o lúdico na sala de aula, os benefícios e
dificuldades existentes ao propor tal metodologia. O jogo e a brincadeira
aparecem como formas de se trabalhar o lúdico.
Devemos
levar em conta o brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária
para a criança.
Por
meio dos jogos e das brincadeiras a criança explora muito mais sua
criatividade, melhora sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua auto-estima,
porém, o professor deve ter cuidado de como são colocados os jogos em seus fins
pedagógicos, para que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora.
O
professor precisa ter o conhecimento que não é só dar qualquer jogo por ser
educativo ou propor uma brincadeira, ele precisa mediar este processo e mesmo
que não participe efetivamente, deve estar muito atento ao que acontece para
saber aonde intervir.O lúdico não pode ser visto meramente como um passatempo.
Brincando a criança não
apenas enriquece o desenvolvimento social durante as brincadeiras, mas também o
pensar, o levantar hipóteses, solucionar problemas além de construir
conhecimento e enriquecer o desenvolvimento intelectual.
Mirian das Graças Brustolon Pereira
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